DICAS PARA IMPRIMIR SEM TER SURPRESAS

09-12-15

Melhor do que enviar um documento para ser impresso na gráfica, é poder contar com uma equipe especializada para realizar esta atividade, e ao final de todo o processo, receber um material de qualidade e da forma como foi imaginado inicialmente.

Para isso, é necessário que você consiga realizar de um modo eficaz algumas etapas anteriores, conseguindo desta forma enviar o documento do modo mais correto para que seja possível imprimir o seu projeto de impressão, sem qualquer surpresa ou diferenças no momento de receber o seu material.

Com o objetivo de ajudar você nesta atividade, a Pinhal Graph separou algumas dicas que são as principais para que você consiga enviar o seu projeto de impressão, do modo mais eficaz.  Confira.

 

Principais cuidados para impressão

Um primeiro ponto que exige grande atenção daqueles que desejam realizar um projeto de impressão, são as cores que devem ser utilizadas. São poucas as pessoas que tem o conhecimento desta diferenciação de cores, uma vez que este conhecimento é apresentado apenas em alguns cursos específicos.

No entanto, aproveite este post de hoje, para conhecer o sistema de cores. O processo de impressão gráfica possui um sistema de cores único sendo conhecido como o sistema CMYK (C – CIAN M – MAGENTA – Y – YELLOW – K – BLACK), enquanto no vídeo é apresentado o sistema RBG (R – RED G- GREEN B – BLUE). Para o Photoshop estas cores são iguais e não existem diferença, uma vez que está sendo mostrado um projeto no computador, de forma que será apresentado o sistema RGB.  Mas para fechar o arquivo e  mandar para a gráfica, você pode selecionar o sistema CMYK, sendo enviado de forma correta para a produção da gráfica.

Outro cuidado que você deve estar atento, é a margem de sangria ou espaço de sangria. Este espaço será reservado e privado de receber qualquer elemento, para que quando for para a impressão, tenha uma margem de segurança, de modo que se precisar refilar o material, não será perdido nenhuma parte.

Antes mesmo de você iniciar a fabricação de uma peça gráfica ou qualquer outro documento, já deixe separado esta margem, que pode ter de 2 a 3 mm. Além do fato de você conseguir trabalhar dentro de um espaço específico e que não terá nenhum problema depois para separar esta margem, você garante que o documento fique melhor organizado, melhorando desta forma o acabamento do material que deverá ser produzido.

Quando estiver preparando o seu documento para impressão, evite ao máximo utilizar imagens que são de baixa resolução, pois isso pode comprometer a qualidade do material, sem contar o fato de que ficará algo feio, onde poucas pessoas terão o desejo de ver.

Procure escolher sempre imagens com alta resolução, algo em torno de 300dpi, para que o seu material seja produzido de forma correta e com elevado grau de qualidade.

Resumindo os principais cuidados são:

  • Converter o sistema de cores em CMYK
  • Deixe espaço para sangria
  • Não utilize imagens com baixa resolução

 

Dicas importantes para imprimir sem surpresas

Os passos indicados acima são os de maior importância para realizar a impressão com qualidade e beleza, e escolhemos trazer esses três em específico, pois são os erros mais comuns dentro de uma gráfica. Mas, podemos encontrar ainda outros erros que também podem acontecer, as vezes por falta  de conhecimento, mas em alguns casos também acontecem por falta de informação.

Confira ainda outras dicas de igual importância, que podemos dar:

  • O pacote Office não possui programa de edição.

Word, power point, excel não são programas de edição gráfica ou edição de imagens. Por isso, evite utilizar estes programas se você deseja realizar um projeto de impressão onde podem ser encontradas imagens que irão fazer a diferença no arquivo.

  • Escolha a fonte certa

Saber qual a fonte que deve ser utilizada no seu projeto de impressão, possui grande importância, para que este documento em questão fique ainda mais belo e do jeito como você espera. No caso de um arquivo com texto, não se esqueça de sempre converter o texto em curvas. Esta atividade pode ser realizada com o principal objetivo de evitar que a fonte seja trocada por outra de modo acidental.

  • Salve o arquivo em PDF

Para evitar que fontes, imagens e cores sofram algum tipo de alteração, salve os seus arquivos em PDF. Desta forma você poderá enviar o arquivo tranquilamente para a gráfica, sabendo que não vai acontecer nenhum erro ou alteração do seu projeto.

Agora que você já tem o conhecimento necessário, para enviar os seus projetos de impressão para a gráfica, entre em contato com a Pinhal Graph.  Solicite um orçamento para o seu projeto, e conte com uma equipe qualificada e responsável para realizar a impressão dos seus documentos.

Gráfica em Curitiba

A Pinhal Graph foi fundada em 2001, sendo uma ramificação da Carimbos Pinhal atuante no ramo de carimbos desde 1970, vem se consagrando no mercado de impressos. Atua na produção de cartões de visita, panfletos, folders, pastas, impressos comerciais e promocionais, dentre outros. Entre com contato (41) 3019-9179 / (41) 3019-927.