GRAMATURA DO PAPEL

gramatura-do-papel

Quando se deseja realizar um projeto de impressão, várias etapas são importantes para que seja possível adquirir um material de qualidade ao final dos processos, podendo assim satisfazer as necessidades específicas de cada projeto.  

Um dos processos de grande importância quando é necessária a realização de uma impressão, é identificar a espessura e a gramatura do papel que deverá ser utilizado. Sabemos que esta informação nem sempre é passada para todas as pessoas que necessitam e justamente por isso, preparamos este artigo para que você possa adquirir o conhecimento necessário, podendo futuramente solicitar um material para a impressão, informando todos os quesitos necessários e adquirindo desta forma um material com qualidade ainda maior, e para isso você deve contar  sempre os serviços da Pinhal Graph.

 

O que é a gramatura do papel

A gramatura do papel corresponde a massa (celulose+cargas+aditivos) determinada em uma área expressa em m². Para proporcionar as medidas corretas de cada tipo de papel, é utilizada uma chapa calibrada de 10x10cm e uma balança de precisão. No momento de pesar uma amostra o valor encontrado pela balança será identificado como a gramatura que será correspondente a este tipo específico de papel.

Existe um termo que é muito utilizado para selecionar a gramatura do papel, sendo este o g/m² (gramas por metro quadrado). Esta medida permite aos clientes identificar e selecionar a gramatura do papel que deve ser utilizado para realizar a impressão, podendo desta forma atingir as necessidades específicas de cada projeto gráfico, de forma que ao final de todos os processos seja entregue ao cliente, um item de qualidade e da forma como ele esperava. Apesar deste termo ser pouco conhecido pelas pessoas, é muito utilizado como um termo específico das gráficas, para que seja possível adquirir e utilizar o material correto de acordo com cada impressão.

É importante ainda adquirir o conhecimento sobre outro termo muito utilizado em uma gráfica e que não deve ser confundido com a gramatura do papel,  para que a impressão não seja enviada para a produção de um modo errado. A gramatura do papel  não é o mesmo que a espessura do papel,  uma vez que, a gramatura corresponde a massa do papel expressa em m² e por sua vez a espessura é a distância entre as duas faces de um papel, sendo expressa em unidade µm (Micras).

 

Qual a importância de selecionar a gramatura correta do papel

A seleção correta do tipo e também da gramatura do papel  pode ajudar a evitar diversos problemas durante a produção do material gráfico a ser utilizado.

Outro ponto de grande importância, é o valor do orçamento. Uma vez que cada gramatura de papel é indicado para a realização de um material em específico, é importante selecionar a gramatura correta para a sua impressão, para que você não receba um orçamento muito além do esperado e o recomendado para o seu projeto.

Imagine que você precisa de uma quantidade X de flyers e sem saber qual seria a gramatura correta pede para imprimir em um papel com 300g. Sem dúvida o seu orçamento de impressão ficará mais caro do que deveria, uma vez que um papel com esta gramatura é utilizado apenas para alguns projetos em específico, como por exemplo a cartonagem.

 

Como escolher a gramatura do papel que será utilizado

O primeiro e principal passo para realizar a escolha de uma gramatura adequada que deverá ser utilizada para realizar a impressão, é identificar o tipo de documento que será produzido, podendo ser um foder, flyer, cartão de visita, dentre outros materiais. Confira abaixo, de forma simples, qual é a gramatura mais indicada para cada projeto de impressão.

  • 35g a 55g: Estas são as menores medidas encontradas para a gramatura do papel e geralmente são utilizadas para a fabricação de um jornal.
  • 90g a 115g: Este é o papel que geralmente é utilizado para a impressão de documentos simples em casa ou mesmo no escritório. No caso de papel timbrado e envelopes pode ser utilizado o papel com 75g.
  • 115g: Geralmente utilizado para a fabricação de cartazes, panfletos e folhetos.
  • 150g: Pode ser selecionado para a impressão de folhetos que necessitem de maior resistência, assim como folder e flyes.
  • 250g a 300g: Empregado para a fabricação de cartões de visita e principalmente para convites de casamento ou aniversário de 15 anos de qualidade.

Gráfica no centro de Curitiba

 A Pinhal Graph foi fundada em 2001, sendo uma ramificação da Carimbos Pinhal atuante no ramo de carimbos desde 1970, vem se consagrando no mercado de impressos. Atua na produção de cartões de visita, panfletos, folders, pastas, impressos comerciais e promocionais, dentre outros. Entre com contato (41) 3019-9179 / (41) 3019-927.