O QUE SÃO AS MARCAS DE CORTE

25-11-15

Quando você está produzindo um material que ao finalizar deverá ser enviado para uma gráfica, para realizar a impressão deste material, é importante que durante a confecção deste seja separado uma marca de corte, para facilitar a impressão do material futuramente.

Ao realizar a produção de um determinado material deve ser identificado previamente, se o conteúdo criado estará próximo a linha de corte. Para que não aconteça de perder material e o produto ser danificado, é importante que seja separado uma determinada linha, onde deverá ser indicado a margem de segurança, marca de corte e a sangria da página.

Se você ainda não tem o conhecimento do que são estes termos e até mesmo quala  importância desta marca de segurança, confira algumas dicas e conceitos, para que o seu material seja impresso com alta qualidade, sem ocorre a perda de nenhuma unidade do material.

 

O que são as marcas de corte

O principal objetivo de utilizar a marca de corte em um determinado documento que está sendo produzido, é fazer com que os elemento da arte do arquivo não ultrapassem os limites da página, de forma que seja enviado para a gráfica e produzido corretamente.

Quando acontece da imagem ou texto ultrapassar uma determinada margem, dizemos que o arquivo sangrou. Para que isso não aconteça deve ser separado ainda a margem de sangria, para que o papel ou outro material seja cortado sem danificar de qualquer forma a peça. Geralmente é utilizado a marca de 3-6mm para enviar os documentos para a gráfica.

É importante que seja separado esta marca em todas as páginas de um arquivo no caso de arquivos com diversas páginas, ou ainda arquivos que possuam uma faca de corte diferenciada.

A marca de corte é definida como a marca que limita o formato do material que será produzido

 

A importância da marca de corte

Após toda a produção do material será realizado o refilamento do material, para que fique no tamanho correto e adequado para que seja possível atender as suas principais necessidades.

As gráficas especializadas trabalham com modelos diferenciados de impressoras, e portanto devem ser enviados de modo correto para a gráfica, para evitar qualquer situação inconveniente no momento de retirar o seu produto após a produção. Portanto, evite fazer  a impressão de um documento em sua casa, acreditando que terá o mesmo resultado quando for imprimir na gráfica, pois não será dessa forma.

Uma vez que o significado e conceito da palavra sangria quer dizer o excesso da área que está sendo utilizada, fica mais fácil compreender o porque desta palavra ser tão utilizada nos meios gráfico.A grande importância da utilização desta margem é proporcionar a realização e confecção de materiais que possuam alta qualidade.

 

Dicas para evitar erros durante a impressão

Diversas vezes pode acontecer, de enviarmos um determinado produto para a produção gráfica, e quando vamos retirar o pedido o produto não está da forma como imaginávamos e nem mesmo como esperávamos. Em muitos casos este problema pode ter a sua principal causa no tipo de arquivo que é enviado para a fila de produção. Para que este caso não venha acontecer novamente, confira algumas dicas especiais que separamos para que você não tenha surpresas na hora de imprimir.

  • Durante a produção do seu documento, não esqueça de separar as marcas de corte.
  • Não envie os arquivos para a impressão com um sistema de cores RGB e sim CMYK, pois o sistema pode alterar e muito as cores finais.
  • Evite utilizar imagens em baixa resolução, pois a imagem pode ficar pixelada além de ficar com uma baixa qualidade. Utilize sempre as imagens com no mínimo 300dpi.
  • No caso de existir textos no documento, é importante que ele seja convertido em curvas, para adquirir uma impressão com alta qualidade.

Com essas poucas, simples mas importantes dicas você poderá garantir a produção de um material com maior qualidade, de forma que poderá ser utilizado em diversos locais conseguindo atingir um objetivo específico que foi proposto inicialmente. Para que os seus arquivos sejam produzidos com um nível maior de qualidade entre em contato com a Pinhal Graph, e solicite um orçamento para o seu material.

Gráfica digital em Curitiba

A Pinhal Graph foi fundada em 2001, sendo uma ramificação da Carimbos Pinhal atuante no ramo de carimbos desde 1970, vem se consagrando no mercado de impressos. Atua na produção de cartões de visita, panfletos, folders, pastas, impressos comerciais e promocionais, dentre outros. Entre com contato (41) 3019-9179 / (41) 3019-927.