Serigrafia

SERIGRAFIA

São muitos os processos de impressão disponíveis no ramo gráfico atualmente, um deles é a serigrafia. Também conhecida como Silk-Screen, é uma segmentação gráfica extremamente abrangente, as possibilidades de aplicações desse método são numerosas e diversificadas.

Existem gráficas destinadas à apenas um tipo de impresso, porém isso vem mudando muito, existindo cada vez mais parques gráficos com que trabalham com variados processos de impressão. Isso se deve, entre outras coisas, aos adventos tecnológicos, bem como miscigenação de mídias e a maneira de se anunciar e comunicar.

O processo mais utilizado dentro das gráficas ainda é o offset, devido a sua abrangência e adaptação a diferentes tipos e formatos de papel, porém, ele é mais indicado a este tipo de suporte, não mantendo sua qualidade exemplar em outras superfícies.

A existência de variados tipos de processos de impressão é justamente devido ao fato de existirem necessidades especificas de reprodução, com diferentes suportes para se reproduzir o que se deseja, nem sempre se encontrará superfícies tão regulares quanto o papel.

Processos como a tampografia (indicado para superfícies côncavas, como canecas) e também a serigrafia (muito usado para impressão em tecido) surgiram para atender a demanda desses suportes não tão fáceis de se imprimir como o papel.

A TÉCNICA

O processo de serigrafia incide no conceito de vazamento da tinta, através de uma tela preparada, atingindo assim o suporte. É uma técnica de impressão direta, ou seja, a matriz de reprodução entra em contato diretamente com o suporte, muito diferente, por exemplo, do offset, que consiste na passagem da imagem referencial da matriz para uma blanqueta, e dessa para o papel.

O Silk-Screen pode, a grosso modo, ser comparado com a técnica utilizada no estêncil, pois a tela utilizada em sua reprodução é vazada no local onde se encontrará a área de impressão, deixando assim a tinta vazar apenas onde terá pigmentação na imagem.

A matriz de reprodução desse processo é, geralmente, em forma de uma tela feita de nylon ou poliéster que é gravada pelo processo de fotosensibilidade, onde é preparada com uma emulsão fotosensível e colocada sobre um fotolito e, posteriormente, sobre uma mesa de luz, isso faz com que a imagem a ser reproduzida no suporte seja “revelada”.

Com isso, ocorre um processo químico na tela, que implica na adesão de capacidade de transpassar a tinta no local onde será a área de gravura, ou seja, o pigmento vazará apenas onde deve ser impresso.

O processo de fotosensibilidade que passa a tela de matriz serigráfica, é muito similar ao de revelação de filmes, muito comuns na era de predominância analógica das câmeras, anterior a ascensão dos equipamentos digitais.

HISTÓRIA

Desde os períodos mais remotos da história se tem conhecimento do uso do estêncil, descoberto primeiramente no oriente, ele era muito usado com fins de decoração, impressão de estampas em roupas e máscaras, entre outras aplicações voltadas a elite.

Com o passar dos anos essa técnica foi se aprimorando e se tornando cada vez mais difundida em diferentes áreas. Atualmente, a serigrafia é uma das ramificações resultantes disso, com o alto grau de tecnologias aplicada nesse processo, se consegue resultados com excelente qualidade.

APLICAÇÕES

Quando se fala em serigrafia a primeira coisa que nos vem à cabeça é a impressão de camisetas, porém essa técnica é muito mais abrangente que isso. Podendo ela ser utilizada para a impressão de muitos tipos de tecido, bem como banners, flyers e até mesmo outdoor.

Os avanços tecnológicos permitiram que se chegasse num excelente resultado na impressão de camisetas (uma das maiores áreas de cobertura da serigrafia).

IMPRESSÃO EM CAMISETA EM CURITIBA

A Pinhal Graph foi fundada em 2001, sendo uma ramificação da Carimbos Pinhal atuante no ramo de carimbos desde 1970, vem se consagrando no mercado de impressos. Atua na produção de cartões de visita, panfletos, folders, pastas, impressos comerciais e promocionais, dentre outros.  Entre com contato  (41) 3019-9179 / (41) 3019-927